• Bibi Alves

Osmar Terra defende cloroquina: ‘Não podemos contar com vacina’



O ex-ministro da Cidadania do governo Jair Bolsonaro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) defendeu, em entrevista ao programa Os Pingos nos Is nesta terça-feira (12), o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com quadros menos graves da Covid-19.



Segundo Terra, é difícil que uma vacina seja fabricada “em breve”, então a melhor escolha seria apostar nos tratamentos. “Não podemos contar muito com a vacina. Acredito que possa ter remédio, sim. A cloroquina, ao que tudo indica, tem um bom resultado, e quanto mais cedo começa, ainda no início dos sintomas”, afirmou.

O deputado também citou outros medicamentos que apresentam resultados, como os corticoides associados aos antibióticos. “Tem uma série de protocolos que estão andando e dando bons resultados com doentes mais graves, e a cloroquina com aqueles menos graves”, explicou.

Uma das preocupações de especialistas sobre uso da cloroquina e da hidroxicloroquina são os efeitos colaterais, já que podem causar arritmia e problemas no fígado. Sobre isso, Terra lembrou que o remédio é utilizado “o ano todo” por militares que vão para países onde existe malária e por pessoas com doenças crônicas, como artrite reumatoide e lúpus. “É só ir fazendo o controle”, alegou o parlamentar.








© 2019 Iguaracy Para o Povo